A Bensaude Distribuição nasce para dar resposta à evolução dos mercados e dos diversos ciclos da economia na Região Autónoma dos Açores.

Foi em 1951 o primeiro grande investimento do Grupo Bensaude no setor da Distribuição, com a aquisição da empresa J.H. Ornelas.
 
Desde então, a Bensaude Distribuição tem expandido a sua atividade e, em 2020, contava já com 69 espaços físicos e um volume de negócios estimado em 231 milhões.

Um pouco de História

1951
O Grupo Bensaude adquire a J.H. Ornelas. Empresa ligada ao abastecimento de combustível e alar...
1993
Abre a primeira loja Continente Modelo, um marco de mudança no mercado do retalho regional.
2007
É finalizada a aquisição do Grupo Nicolau Sousa Lima.
2011
INSCO assume projeto Clube de Produtores Açores. Desta forma maximizam a garantia de qualidade...
2014
Abertura do Continente Modelo da Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel. Abertura do Continen...
2015
Criação da "Global Solutions” — rede de lojas dedicada à venda de artigos de mobiliário...
2016
Aquisição da Beltrão Coelho (Açores) – Equipamentos de Escritórios, Lda — consolidando...
2016
A INSCO abre o primeiro Centro Logístico de grande dimensão nos Açores, situado em Ponta Del...
2017
INSCO abre nova galeria comercial em Vila das Capelas (Ilha de São Miguel).
2017
Lojas INSCO recebem pela 2ª vez a renovação da certificação ambiental do seu Sistema de Ge...
2017
A INSCO traz para os Açores mais uma insígnia do parceiro SONAE – a BAGGA
2017
Abertura de duas novas lojas da INSCO na baixa de Ponta Delgada.
2018
INSCO abre nova galeria comercial nos Arrifes (Ilha de São Miguel).
2019
Lançamento do projeto Marcas Exclusivas Bensaude Distribuição.
2019
A NOTE! abriu a sua 3ª loja (155m²) nos Açores, agora em Angra do Heroísmo, prosseguindo as...
2019
Abertura da 12ª loja Meu Super nos Açores.
2019
Criação da empresa SPORTESSENCE — representante da insígnia SPORT ZONE nos Açores.
2019
Primeira certificação 14001 e FSS 22000.
2020
INSCO abre um novo centro comercial na Madalena, Ilha do Pico.
2020
Projeto Sourcing Regional
2020
Bensaude Distribuição escolheu a Easy – Fruits & Salads como seu 1º parceiro.
2020
INSCO lança “Comprar em casa” — site de compras online para dar uma resposta imediata à...
2021
Cria-se a CFA — CENTRO DE FABRICO DOS AÇORES, Indústria de Processamento de Carnes, Panifi...
2021
Depois da abertura de duas lojas Meu Super em 2020, a INSCO continua a reforçar a sua polític...
2021
A INSCO aumenta a sua rede de supermercados com a abertura da loja Meu Super da Relva.
2021
A INSCO expande a sua rede na Ilha Terceira com a abertura da loja Meu Super da Conceição (26...
2021
A INSCO, volta a expandir a sua rede de supermercados na ilha Terceira, ao abrir mais uma loja.
2021
A SPORTESSENCE abre a 7ª loja Sport Zone dos Açores, agora em Ponta Delgada, permitindo a cri...
2021
INSCO é eleita a Maior Empresa dos Açores 2020 pela revista "100 Maiores Empresas dos Açores...
2021
Nasce a DPCA – Desmancha, Produção E Comercialização de Carne dos Açores, LDA.
2022
Mais de 10.000 encomendas depois — a INSCO lança o Centro Comercial online dos Açores, o N9...
2022
Dois anos após lançamento do projecto Marcas Exclusivas, a Bensaude Distribuição soma mais ...
2022
Lançamento do Açorianíssimo - Marca de comunicação do produto regional.
2022
A INSCO abre uma nova galeria comercial na Vila do Porto.
1951
O Grupo Bensaude adquire a J.H. Ornelas. Empresa ligada ao abastecimento de combustível e alarga o seu campo de atuação ao ramo automóvel e aos setores da Distribuição e do Comércio.
2007
É finalizada a aquisição do Grupo Nicolau Sousa Lima, naquele que foi considerado como o maior negócio privado feito nos Açores.
Esta compra marca também o início de uma nova etapa na história do Grupo Bensaude, que passa a apostar numa estratégia de crescimento e de diversificação da sua carteira de investimentos, da qual a Bensaude Distribuição faz parte.

2011
INSCO assume projeto Clube de Produtores Açores. Desta forma maximizam a garantia de qualidade dos produtos açorianos, potenciando o emprego e a sustentabilidade, valores prezados pela Bensaude Distribuição.
2014
Abertura do Continente Modelo da Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel.
Dá-se o início de uma nova fase de forte expansão na área da Distribuição. Esta nova fase abrange, ainda, a exploração da insígnia Meu Super.
2015
Criação da "Global Solutions” — rede de lojas dedicada à venda de artigos de mobiliário e tintas para empresas.
2016
Aquisição da Beltrão Coelho (Açores) – Equipamentos de Escritórios, Lda — consolidando o negócio de comercialização de equipamentos e sistemas para escritórios, bem como, serviço de pós-venda desses equipamentos.
2016
A INSCO abre o primeiro Centro Logístico de grande dimensão nos Açores, situado em Ponta Delgada.
2017
INSCO abre nova galeria comercial em Vila das Capelas (Ilha de São Miguel).
Com quase 3000m², assegura 58 postos de trabalho e conta com: Continente Modelo, MO, Sport Zone, Well’s, Bagga, e ainda a presença de uma loja da Global Solutions dedicada à venda de tintas Robbialac. Fruto de um investimento a rondar os 5 milhões de euros, este projeto é mais uma pedra na construção do futuro da Bensaude Distribuição, que sustentadamente se consolida na economia açoriana.
2017
As lojas Continente Modelo, MO, Worten, Sportzone, Well’s, Bom Bocado e Centro de Fabrico e Entreposto Logístico da Terceira, recebem pela 2ª vez a renovação da certificação ambiental do seu Sistema de Gestão Ambiental, segundo a norma internacional ISO 14001:2012, concedida pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER). Esta certificação de todas as unidades da ilha Terceira vigora desde 2011 e com esta renovação, a INSCO mantém a sua posição no setor da distribuição nos Açores, enquanto pioneira na aposta da certificação ambiental.
2017
A INSCO traz para os Açores mais uma insígnia do parceiro SONAE – a BAGGA, que conjuga o melhor das pastelarias tradicionais com as cafetarias cosmopolitas. Ao lado da BAGGA, nasce a 10ª loja Meu Super nos Açores, a qual está inserida na estratégia de expansão desta marca, reforçando a proximidade com as comunidades locais.
2017
Fruto da Política de Sustentabilidade a nível regional e expansão da Bensaude Distribuição, abrem duas novas lojas da INSCO na baixa de Ponta Delgada: MO (6ª loja Açores) e Well’s (8ª loja Açores), insígnias do parceiro SONAE, um investimento de meio milhão de euros e num total de quase 400m² de implementação.
2018
INSCO abre nova galeria comercial nos Arrifes (Ilha de São Miguel).
Conta com 1 supermercado Continente Modelo e 5 espaços comerciais: Wells, NOTE! MO, MEO, BAGGA, Pizza Hut — totalizando cerca de 1700m² de área coberta de venda e duas esplanadas. Assegurando cerca de 70 postos de trabalho, reforça assim o investimento no capital humano regional.
2019
A NOTE! abriu a sua 3ª loja (155m²) nos Açores, agora em Angra do Heroísmo, prosseguindo assim com a expansão da marca no arquipélago.
2019
Abertura da 12ª loja Meu Super nos Açores.
A 3ª loja na ilha Terceira, fruto da política de expansão no retalho prosseguida pela Bensaude Distribuição através da sua empresa INSCO. Esta nova loja, que cria mais 6 novos postos de trabalho, conta com produtos da marca Continente Modelo e ainda aposta em setores como a padaria, charcutaria variada, zona de embalados de talho fresco e take-away.
2020
INSCO abre um novo centro comercial na Madalena, Ilha do Pico.
A nova estrutura conta com uma área total de vendas de 1.813 m2, da qual fazem parte: um Continente Modelo, uma loja MO, uma loja NOTE, uma loja Well’s, uma Bagga e um Burger King.
2020
Projeto Sourcing Regional, que se materializa mais visivelmente no Clube de Produtores Continente Açores — mais um passo decisivo na ligação com os produtores locais e na diminuição das importações, com o objetivo de desenvolver parcerias com empresas dotadas de know-how relevante no setor, capacitando-as de recursos distintivos para fazer face à produção sustentável e diferenciada de frutas e legumes açorianos em detrimento da sua importação.
2020
Bensaude Distribuição escolheu a Easy – Fruits & Salads como seu 1º parceiro, adquirindo uma percentagem minoritária do capital, permitindo dotar esta empresa de ferramentas para que possa desenvolver o seu projeto empreendedor, fortalecendo o seu capital e auxiliando no Marketing e na Logística.
2020
INSCO lança "Comprar em casa” — site de compras online para dar uma resposta imediata às necessidades impostas pela COVID-19.
2021
Cria-se a CFA — CENTRO DE FABRICO DOS AÇORES,  Indústria de Processamento de Carnes, Panificação, Pastelaria e Pescado.
2021
Depois da abertura de duas lojas Meu Super em 2020, a INSCO continua a reforçar a sua política de expansão e proximidade apostando na maior cobertura geográfica na Região Autónoma dos Açores. A proposta foi alargada com a chegada da Loja Meu Super de Santo António, a 15ª loja a abrir nos Açores e 12ª em São Miguel.
2021
A INSCO aumenta a rede de supermercados com a abertura da loja Meu Super da Relva.
Com uma área total de venda de 318m²,  cafetaria e serviço de take-away de frango assado e, ainda, estacionamento privativo. É a 16ª a abrir nos Açores e a 13ª em São Miguel.
2021
A INSCO expande a sua rede na Ilha Terceira com a abertura da loja Meu Super da Conceição (264 m²), a 17ª a abrir nos Açores e a 4ª na Ilha Terceira.
2021
A INSCO, volta a expandir a sua rede de supermercados na Terceira, ao abrir mais uma loja.
O Meu Super das Avenidas que coloca à disposição dos seus clientes uma vasta gama de produtos, sempre pensada de forma a compensar as necessidades do dia-a-dia, como a área de frescos e congelados, opções Bio e Saudável, bem como, produtos da marca Continente Modelo, eleita Marca de Confiança dos portugueses desde 2003.
2021
A SPORTESSENCE abre a 7ª loja Sport Zone dos Açores, agora em Ponta Delgada, permitindo a criação de mais sete postos de trabalho.
2021
INSCO é eleita a Maior Empresa dos Açores 2020 pela revista "100 Maiores Empresas dos Açores”.
Este reconhecimento é fruto da aposta desta empresa com 90% de capital açoriano — Grupo Bensaude 80%, Moagem Terceirense 10% e SONAE 10%, nomeadamente, de um investimento nos últimos anos na ordem dos 60 milhões de euros, sobretudo, em expansão da sua proposta de valor.
2021
DPCA – DESMANCHA, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE DOS AÇORES, LDA.
A DPCA nasce fruto de uma parceria com a Cooperativa Verde Atlântico, na ilha do Pico.
2022
Mais de 10.000 encomendas depois — a INSCO lança o Centro Comercial online dos Açores, o N9V.
2022
Dois anos após lançamento do projeto Marcas Exclusivas, a Bensaude Distribuição soma mais de 16 marcas e mais de 161 referências de produto.  
2022
A INSCO abre uma nova galeria comercial na Vila do Porto.
Dando continuidade à política que tem sido prosseguida pelo Grupo Bensaude, em que a proximidade ao cliente e o desenvolvimento sustentável da economia regional são prioridades, surge mais uma opção para os consumidores de Santa Maria.
A nova galeria comercial possuí um supermercado Continente Bom Dia e vários espaços comerciais:  uma loja WORTEN, uma loja note!,  uma loja MO, uma loja Sport Zone e uma cafetaria BAGGA.
De forma a contribuir para a sustentabilidade social na ilha de Santa Maria, foram ainda estalecidas parcerias com instituições de solidariedade social, nomeadamente Associação Salvaterra e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto.

Como criamos valor?

Damos prioridade à qualidade

Damos prioridade à qualidade

Damos prioridade à qualidade

O nosso compromisso é o de oferecer produtos de alta qualidade, sempre em condições perfeitas e seguindo os parâmetros de higiene e segurança mais exigentes.

Temos infraestruturas que fazem a diferença

Temos infraestruturas que fazem a diferença

Temos infraestruturas que fazem a diferença

O investimento em infraestruturas modernas de armazenamento, distribuição e venda ao público, permite-nos garantir a qualidade exigida na cadeia de vida de um artigo. Um grande exemplo é o Centro Logístico de São Miguel, uma infraestrutura decisiva para o sucesso da Bensaude Distribuição.

Apostamos nos produtos da nossa região

Apostamos nos produtos da nossa região

Apostamos nos produtos da nossa região

Acreditamos na qualidade e no trabalho dos nossos produtores. O nosso trabalho com o Clube de Produtores e parceiros tem permitido oferecer as melhores condições para que os produtos açorianos sejam ainda mais valorizados.

Investimos nas pessoas

Investimos nas pessoas

Investimos nas pessoas

Através da formação e do seu desenvolvimento, para que se sintam valorizadas e consigam responder aos desafios do mercado.

A nossa missão e valores

Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentado dos Açores. Somos fiéis às nossas origens. Sabemos para onde caminhamos e seguimos com a certeza de que os nossos clientes, o nosso planeta e as nossas pessoas estão e estarão sempre no centro das nossas ações.
Ambição

Ambição

Não nos contentamos com a mediania. Queremos ser referência em tudo o que fazemos, lutar pelo mérito, aprender com os erros, aderir a novas ideias e metodologias para evoluir à medida das necessidades atuais.
Emoção

Emoção

Queremos pôr emoção em tudo o que fazemos. Vestimos a camisola para fazer a diferença ao enfrentar os desafios do dia a dia com espírito de equipa e energia positiva.
Humildade

Humildade

Trabalhamos para entregar o nosso melhor, sem nunca deixar de aprender. Sabemos olhar à nossa volta e reconhecer limitações para as conseguir ultrapassar com sucesso.
Sustentabilidade

Sustentabilidade

Estamos 100% comprometidos em respeitar a Região Autónoma dos Açores, a sua gente, os seus parceiros e negócios. Promovemos atividades amigas do ambiente e estamos cientes que a nossa responsabilidade social começa “em casa” com o zelo por todas as pessoas que trabalham connosco.
Honestidade

Honestidade

Respeitamos a lei e a ética nos nossos negócios. Recusamos práticas pouco transparentes e somos uma marca íntegra e credível.
Orientação para o cliente

Orientação para o cliente

O cliente é a razão de ser do nosso negócio. Existimos para o escutar, para responder às suas necessidades e superar todas as suas expetativas.

Como nos organizamos?

As nossas certificações

As empresas INSCO – Insular de Hipermercados, S.A., SPORTESSENCE – Retail Sport, S.A. e CFA – Centros de Fabrico dos Açores, S.A estão integradas num Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Este sistema é certificado pela NP ISO 14001:2015, norma de referência, que tem como objetivos a proteção ambiental e a prevenção da poluição, assegurando o cumprimento de toda a legislação aplicável, designadamente, no que diz respeito aos aspetos ambientais resultantes da atividade das três empresas.

Terminamos o ano de 2021 com 72 estabelecimentos certificados pela ISO 14001:2015 e FSS 22000, em que 64 pertencem à INSCO, 6 à SPORTESSENCE e 2 à CFA.

Os nossos parceiros

Easy Fruits & Salads, Lda
A Easy Fruits & Salads, Lda. é uma empresa Açoriana cuja atividade se centra em produzir e fornecer hortícolas de elevada qualidade, a um preço justo  e de forma regular, procurando inovar ao nível da produção, assegurando a sustentabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria dos hábitos de consumo da população. 

"NA EASY NADA SE PERDE. TUDO SE TRANSFORMA” 

A voz de quem trabalha connosco

João Monteiro

João Monteiro

Sócio Gerente

"A nossa ligação ao Grupo Bensaude permitiu consolidar todas as potencialidades que preconizámos para o projeto da Easy Fruits & Salads, fazendo de nós melhores gestores e melhores empresários, melhorando a qualificação dos nossos colaboradores, catapultando os resultados da empresa para números sólidos e estáveis. A relação com a Bensaude Distribuição permite-nos estar sempre muito próximos daquilo que são as necessidades dos clientes e dos consumidores. A Easy Fruits & Salads, Lda, é hoje uma marca reconhecida e que está presente diariamente na casa dos açorianos.

Fazer parte, ainda que numa parte muito ínfima, de um grupo que tem uma história tão rica que se confunde com a própria história do desenvolvimento sócio-económico dos Açores, é para nós um motivo de orgulho!" 

Gostava de ser nosso parceiro local?

Ajude-nos a distribuir o melhor que os Açores têm para dar.

As nossas pessoas


Colaboradores
+ 1 700

Colaboradores

Sexo feminino
≅ 66 %

Sexo feminino

Sexo masculino
≅ 34 %

Sexo masculino

Horas de formação
+ 10 600

Horas de formação

A Bensaude Distribuição está inserida no Grupo Bensaude e alinha-se com os seus objetivos, que passam pela promoção da excelência no desempenho e na realização pessoal dos seus colaboradores.
 
Desta forma, proporcionamos programas de formação que potenciam o desenvolvimento profissional de cada colaborador, numa perspetiva de evolução de carreira.